Contato

Entre em contato com o Sindicato.
Envie dúvidas, sugestões ou reclamações  

Clique aqui...

Endereço

Sede Social:
Av. Francisco Glicério,
1314 1º andar Sala 11 
Centro - Campinas/SP 
Tel: (19) 3231.9044
Fax: (19) 3231.6654

Colônia de férias

O Sindfiatec oferece várias opções para suas férias.
Entre, fique informado e veja as fotos das colônias oferecidas. 

Saiba mais...

 

1º de Maio

Viva o Dia do Trabalho

Neste domingo, é comemorado em todo o mundo o Dia do Trabalho. No Brasil, apesar de neste ano a data ter caído em um domingo, o 1º de Maio é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos que reivindicam melhores condições de trabalho, salários justos e mais direitos.

A presidente Janete Fussi saúda todos os companheiros da base pelo Dia do Trabalho. Ela destaca: “Este ano, a data em homenagem aos trabalhadores enseja que temos muitas lutas pela frente. O 1º de Maio ocorre em meio a grave crise econômica e política. Mas não vamos esmorecer. Vamos em frente, na luta por nossos direitos. Parabéns a todos!”.

História - O Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago, nos EUA. No dia 1º de maio daquele ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Ocorreu uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de vários manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze manifestantes e dezenas de pessoas feridas.

Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano. Aqui no Brasil, a data foi oficializada em 1925.

Além de ser um dia de descanso, o 1º de Maio é uma data com ações voltadas para os trabalhadores. Não por acaso, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi anunciada no dia 1º de maio de 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas. Por muito tempo, o reajuste anual do salário mínimo também acontecia no Dia do Trabalhador.